domingo, 19 de setembro de 2010

Um pouco sobre Halloween

O halloween é um tipo de celebração pagã. Os símbolos presentes nesta comemoração são:
Bruxas são as principais simbologias. Conta as estórias que as bruxas participavam de festas realizadas pelo diabo que normalmente eram realizadas em 30 de abril e 31 de outubro.
Abóboras simbolizam fertilidade e sabedoria e as velas servem para iluminar o caminho dos espíritos.
A estória de Jack, homem que bebia que se encontrou com o diabo e o aprisionou  em vários locais até o dia que morreu. Sua entrada no céu foi negada e no inferno também. A partir daí, a alma de Jack passa a perambular pelo mundo. As abóboras iluminadas então passaram a ser utilizadas por Jack para fugir da escuridão e iluminar seu caminho.
Gato Preto é um símbolo ligado às bruxas, pois estas conseguem se transformar em gatos. Outras superstições acerca dos gatos são que estes são fontes de azar e que também são espíritos de pessoas mortas.
Travessuras ou gostosuras é uma brincadeira onde crianças fantasiadas batiam de porta em porta para pedir doces, em troca a criança se compromete a rezar pela alma de um parente de quem lhe ofereceu.
Vassoura é um símbolo do poder feminino em limpar tudo aquilo que traz conseqüências negativas para a vida.
Morcego simboliza a visão que ultrapassa as aparências e consegue ver o íntimo das pessoas.
Maçã fruta associada aos deuses do amor, é utilizada na festa como símbolo de vida.
Aranha simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente. 
Sapo está ligado ao poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina. 
As cores laranja (cor que traz vitalidade, energia e força. Acreditam que os espíritos se aproximavam dos que estavam de laranja para lhe sugar as energias), preto (cor predominante dos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes do mestre das trevas) e roxo (simboliza a magia presente em toda a comemoração de halloween).